ELEIÇÕES MIANMAR

Mianmar: Partido governista reconhece derrota e Suu Kyi caminha para vitória

Por 09/11/2015 - 11:12

ACESSIBILIDADE


O partido governista de Mianmar reconheceu nesta segunda-feira derrota nas eleições gerais. Com isso, a oposição liderada pela líder pró-democracia Aung San Suu Kyi caminha para uma vitória que irá garantir a formação do próximo governo. "Perdemos", disse à agência Reuters o presidente em exercício do Partido União, Solidariedade e Desenvolvimento, Hatay Oo, em entrevista um dia após a primeira eleição nacional livre do país em um quarto de século.

A comissão eleitoral começou posteriormente a anunciar os resultados parciais eleitorais de domingo. Todos os doze primeiros locais anunciados foram ganhos pela Liga Nacional da Democracia, da ganhadora do Nobel da Paz Suu Kyi.

A Liga informou que a partir de sua própria contagem de votos pelo país estava a caminho de obter mais de 70% dos assentos no Parlamento, mais de dois terços do necessário para formar o primeiro governo de Mianmar eleito de forma democrática desde 1962, quando o país ainda se chamava Birmânia. "Eles precisam aceitar os resultados, embora não queiram", disse o porta-voz da Liga Win Htein, acrescentando que na altamente populosa região central o partido estava a caminho de conquistar mais de 90% dos assentos.

Embora a eleição pareça uma derrota decisiva para o atual governo, um período de incerteza ainda paira sobre o país, porque não é certo como será a relação de Suu Kyi com o Exército, ainda muito presente na vida política do país apesar do fim da ditatura que durou quase 50 anos, em 2011.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato